sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O subprojeto


O subprojeto “Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura”, dos cursos de Letras (Português) e Pedagogia, da UNIR, Campus de Guajará-Mirim/RO, atua na área de alfabetização científica de leitura, entendendo permanentemente leitura como uma prática educativa crítica, dialógica e emancipatória do mundo, das palavras, dos discursos e das práticas sociais. Busca: i) elevar a qualidade da formação inicial dos docentes dos cursos de Licenciatura Plena em Letras e Pedagogia, promovendo a interação entre a UNIR, o Campus de Guajará-Mirim e as Escolas da Rede Pública de Rondônia; ii) observar/analisar o processo de alfabetização interdisciplinar via leitura e propor melhorias nos métodos utilizados, iii) colaborar com os professores das escolas públicas, através de realização de oficinas, minicursos e seminários com docentes e discentes dos cursos de Licenciatura Plena em Letras e respectivas Literaturas e Licenciatura  Plena em Pedagogia, na elaboração de métodos  e materiais didáticos e pedagógicos de alfabetização interdisciplinar de leitura. Trabalha com turmas do Ensino Fundamental e tem como metodologia a aplicação de i) questionários, junto aos sujeitos das escolas envolvidas, visando identificar e analisar como entendem a alfabetização científica interdisciplinar de leitura; ii) formação de práticas alfabetizadoras interdisciplinares das leituras dos vários textos e contextos, envolvendo a participação ativa, planejada, crítica, reflexiva e interpretativa dos bolsistas antes e durante as aulas, articuladas aos conhecimentos formais de Língua Portuguesa; iii) elaboração de jornais, painéis, cartazes, revistas (com imagens, charges e representações sociais) para que os bolsistas, orientados pelos coordenadores de área, os professores Mestres Janine Félix da Silva e Jacinto Pedro P.Leão, e acompanhados pelos supervisores;  IzabelCosta Hayden e Rosângela da Cunha Ferreira Pedraza (E.M.E.I.F. “Saul Bennesby”), Suely de Oliveira Mendonça (EMEIFM "Profª Maria Liberty de Freitas”) e Michela Costa Gomes (E.E.E.F. “Durvalina Estilbem de Oliveira”)    possam promover a ampliação da prática da leitura, da interpretação e da compreensão, construídas também pelos supracitados alunos; iv) os alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras, no PIBID, participam do planejamento, da organização, da realização e da avaliação qualitativa de práticas didáticas e pedagógicas, que ampliem a formação inicial dos acadêmicos, de forma crítica, reflexiva, dialógica, colaborativa, participativa, transversal e interdisciplinar, a partir da materialização do subprojeto interdisciplinar “Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura”.


←  Anterior Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário