
O
subprojeto “Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura”, dos cursos
de Letras (Português) e Pedagogia, da UNIR, Campus de Guajará-Mirim/RO, atua na
área de alfabetização científica de leitura, entendendo permanentemente leitura
como uma prática educativa crítica, dialógica e emancipatória do mundo, das
palavras, dos discursos e das práticas sociais. Busca: i) elevar a qualidade da
formação inicial dos docentes dos cursos de Licenciatura Plena em Letras e
Pedagogia, promovendo a interação entre a UNIR, o Campus de Guajará-Mirim e as Escolas da Rede Pública de Rondônia;
ii) observar/analisar o processo de alfabetização interdisciplinar via leitura
e propor melhorias nos métodos utilizados, iii) colaborar com os professores
das escolas públicas, através de realização de oficinas, minicursos e
seminários com docentes e discentes dos cursos de Licenciatura Plena em Letras
e respectivas Literaturas e Licenciatura Plena em Pedagogia, na elaboração de métodos e materiais didáticos e pedagógicos de
alfabetização interdisciplinar de leitura. Trabalha com turmas do Ensino Fundamental
e tem como metodologia a aplicação de i) questionários, junto aos sujeitos
das escolas envolvidas, visando identificar e analisar como entendem a
alfabetização científica interdisciplinar de leitura; ii) formação de práticas
alfabetizadoras interdisciplinares das leituras dos vários textos e contextos,
envolvendo a participação ativa, planejada, crítica, reflexiva e interpretativa
dos bolsistas antes e durante as aulas, articuladas aos conhecimentos formais
de Língua Portuguesa; iii) elaboração de jornais, painéis, cartazes, revistas
(com imagens, charges e representações sociais) para que os bolsistas,
orientados pelos coordenadores de área, os professores Mestres Janine Félix da Silva e Jacinto Pedro P.Leão, e acompanhados pelos supervisores; IzabelCosta Hayden e Rosângela da Cunha Ferreira Pedraza (E.M.E.I.F. “Saul Bennesby”), Suely de
Oliveira Mendonça (EMEIFM "Profª Maria Liberty
de Freitas”) e Michela Costa
Gomes (E.E.E.F.
“Durvalina Estilbem de Oliveira”)
possam promover a ampliação da prática da
leitura, da interpretação e da compreensão, construídas também pelos
supracitados alunos; iv) os alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras, no
PIBID, participam do planejamento, da organização, da realização e da avaliação
qualitativa de práticas didáticas e pedagógicas, que ampliem a formação inicial
dos acadêmicos, de forma crítica, reflexiva, dialógica, colaborativa,
participativa, transversal e interdisciplinar, a partir da materialização do
subprojeto interdisciplinar “Alfabetização Científica Interdisciplinar de
Leitura”.
0 comentários:
Postar um comentário