domingo, 13 de dezembro de 2015

Atividades Durvalina_abril



No dia 01/04/15 às 08h00min aplicamos atividades das vogais com alunos que apresentavam mais dificuldades e para aqueles que sabiam ler foi aplicado outra atividade específica.
Ao ser aplicado as atividades, observamos que alguns alunos não sentiram dificuldade em realizá-las, mas outros alunos tiveram dificuldade, principalmente as alunas bolivianas que não entenderam a atividade, tendo em vista que sentem dificuldades em relação a algumas palavras do nosso idioma.




No dia 09.04.2015 às 9h30min à 11h30min fomos para a sala do PIBID e discutimos sobre o andamento do nossos trabalhos com os alunos e em seguida construímos nosso plano de aula para a semana seguinte.


No dia 14.04.2015, das 07h30 às 10h30, iniciamos nossas atividades com os alunos. Neste dia trabalhamos cruzadinhas e interpretação de texto. Nosso objetivo foi trabalhar o raciocínio das crianças. Alguns alunos conseguiram fazer a atividade sem dificuldades; entretanto,  alguns alunos não conseguiram faze-la, pois ao invés de circular as palavras que pedimos para serem encontradas circulavam qualquer palavra. Após a  cruzadinha trabalhamos o texto "Quem é quem dentro da boca", o qual deveria ser lido por eles e em seguida prosseguirem com a interpretação.
Alguns por preguiça não conseguiam fazer a atividade, pois acharam difícil e alegaram não entender o que estava sendo perguntado. Na verdade podemos perceber que eles queriam as respostas prontas.


No dia 15.04.2015, das 07h30 às 10h30, trabalhamos com os dígrafos, pois percebemos que durante a leitura de textos os alunos sentiam dificuldades e não liam quando as palavras continham dígrafos.
Antes de iniciar as atividades perguntamos se eles conheciam os dígrafos, alguns alunos disseram que não, mas quando o colega ia falando palavras que continham dígrafos eles falavam também.
Demos a atividade para os alunos e nela continha um pequeno conceito sobre o que são os dígrafos , na sequencia o texto: "Chico Cochicho". Nesse texto continham palavras com  dígrafos e a atividade pedia que copiassem no quadro as palavras que haviam circulado. Na outra atividade, que pedia para que completassem as lacunas, tiveram bastante dificuldades e colocaram qualquer palavra nas lacunas, e então pedíamos que eles lessem a frase e vissem se a palavra que haviam colocado fazia sentido, então os alunos perceberam que não era a palavra correta e assim conseguiram realizar toda a atividade. Depois que terminaram, corrigimos a tarefa e pedimos que escrevessem no quadro outras palavras que continham os  dígrafos aprendidos. 



No dia 16.04.2015 das 09h30min às 11h30min como de costume nos reunimos na sala do PIBID para fazer o planejamento das aulas da próxima semana.



No dia 28.04.2015, das 07h30 às 10h30, trabalhamos com os alunos fazendo a revisão dos dígrafos. Passamos uma atividade de cruzadinha e nela continha palavras com dígrafos. Nosso objetivo foi verificar se os alunos reconheciam os dígrafos, pois ficamos uma semana sem trabalhar com eles por motivos alheios a nossa vontade.
Os alunos sentiram dificuldade em achar as palavras e para terminar logo circulavam qualquer uma. A segunda atividade era fazer com que eles escrevessem duas palavras onde aparecesse os dígrafos. Como verificamos os alunos não lembravam e nós tínhamos que auxiliá-los.



No dia 29.04.2015, das 07h30 às 10h30, nos reunimos na sala do PIBID para fazermos o Plano de Aula sobre o que iríamos trabalhar no dia seguinte. A professora Michella Gomes (supervisora do subprojeto na escola) nos entregou uma caixa de jogos pedagógicos e pediu que trabalhássemos com esses jogos. Então, foi isso que fizemos, planejamos atividades com base nos jogos pedagógicos nos apresentados pela supervisora.


No dia 30.04.2015, das 09h30 às 11h30, iniciamos nossas atividades com os alunos. Trabalhamos nesse dia com um dos jogos pedagógicos que a professora Michella Gomes nos havia apresentado. O objetivo dos jogos era fazer com que os alunos aprendessem as palavras e percebessem que dentro de cada palavra pode haver outra(s) palavra(s), como por exemplo: Fivela dentro da palavra há a palavra vela. Como pudemos perceber os alunos gostaram da atividade e interesse deles foi bem maior nesse tipo de atividade devido a ludicidade inserida nela. Fizemos três rodadas do jogo e, em seguida, ditado das palavras para verificar se assimilaram a grafia desta.



Por: Deisine Ferreira França




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