No dia 01/04/15 às
08h00min aplicamos atividades das vogais com alunos que apresentavam mais
dificuldades e para aqueles que sabiam ler foi aplicado outra atividade específica.
Ao ser aplicado as
atividades, observamos que alguns alunos não sentiram dificuldade em
realizá-las, mas outros alunos tiveram dificuldade, principalmente as alunas
bolivianas que não entenderam a atividade, tendo em vista que sentem dificuldades em relação
a algumas palavras do nosso idioma.
No dia 09.04.2015 às
9h30min à 11h30min fomos para a sala do PIBID e discutimos sobre o andamento do
nossos trabalhos com os alunos e em seguida construímos nosso plano de aula
para a semana seguinte.
No dia 14.04.2015, das
07h30 às 10h30, iniciamos nossas atividades com os alunos. Neste dia trabalhamos cruzadinhas
e interpretação de texto. Nosso objetivo foi trabalhar o raciocínio das crianças. Alguns alunos conseguiram fazer a atividade sem dificuldades; entretanto, alguns alunos não
conseguiram faze-la, pois ao invés de circular as palavras que pedimos para serem
encontradas circulavam qualquer palavra. Após a cruzadinha trabalhamos o texto
"Quem é quem dentro da boca", o qual deveria ser lido por eles e em seguida
prosseguirem com a interpretação.
Alguns por preguiça não
conseguiam fazer a atividade, pois acharam difícil e alegaram não entender o que
estava sendo perguntado. Na verdade podemos perceber que eles
queriam as respostas prontas.
No dia 15.04.2015, das
07h30 às 10h30, trabalhamos com os dígrafos, pois
percebemos que durante a leitura de textos os alunos sentiam dificuldades e não liam
quando as palavras continham dígrafos.
Antes de iniciar as atividades
perguntamos se eles conheciam os dígrafos, alguns alunos disseram que não, mas
quando o colega ia falando palavras que continham dígrafos eles falavam também.
Demos a atividade para os
alunos e nela continha um pequeno conceito sobre o que são os dígrafos ,
na sequencia o texto: "Chico Cochicho". Nesse texto continham palavras com dígrafos e a atividade pedia que copiassem no quadro as palavras que haviam
circulado. Na outra atividade, que pedia para que completassem as lacunas,
tiveram bastante dificuldades e colocaram qualquer palavra nas lacunas, e então
pedíamos que eles lessem a frase e vissem se a palavra que haviam colocado fazia
sentido, então os alunos perceberam que não era a palavra correta e assim conseguiram
realizar toda a atividade. Depois que terminaram, corrigimos a tarefa e pedimos que escrevessem no quadro outras palavras que
continham os dígrafos aprendidos.
No dia 16.04.2015 das 09h30min às 11h30min
como de costume nos reunimos na sala do PIBID para fazer o planejamento das aulas
da próxima semana.
No dia 28.04.2015, das
07h30 às 10h30, trabalhamos com os alunos fazendo a revisão dos dígrafos.
Passamos uma atividade de cruzadinha e nela continha palavras com dígrafos.
Nosso objetivo foi verificar se os alunos reconheciam os dígrafos, pois ficamos
uma semana sem trabalhar com eles por motivos alheios a nossa vontade.
Os alunos sentiram
dificuldade em achar as palavras e para terminar logo circulavam qualquer uma. A segunda atividade era fazer com que eles escrevessem
duas palavras onde aparecesse os dígrafos. Como verificamos os alunos não
lembravam e nós tínhamos que auxiliá-los.
No dia 29.04.2015, das 07h30 às 10h30, nos reunimos na sala do PIBID para fazermos o Plano de
Aula sobre o que iríamos trabalhar no dia seguinte. A professora Michella Gomes (supervisora do subprojeto na escola) nos
entregou uma caixa de jogos pedagógicos e pediu que trabalhássemos com esses jogos. Então, foi isso que fizemos, planejamos atividades com base nos jogos pedagógicos nos apresentados pela supervisora.
No dia 30.04.2015, das
09h30 às 11h30, iniciamos nossas atividades com os alunos. Trabalhamos
nesse dia com um dos jogos pedagógicos que a professora Michella Gomes nos
havia apresentado. O objetivo dos jogos era
fazer com que os alunos aprendessem as palavras e percebessem que dentro de cada palavra pode haver outra(s) palavra(s), como por exemplo: Fivela
dentro da palavra há a palavra vela.
Como pudemos perceber os alunos gostaram da atividade e interesse deles foi bem
maior nesse tipo de atividade devido a ludicidade inserida nela. Fizemos três rodadas do jogo e, em seguida, ditado das palavras para verificar se assimilaram a grafia desta.
Por: Deisine Ferreira França
0 comentários:
Postar um comentário