terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Atividades Durvalina_maio



No dia 06.05.2015 foi realizada uma atividade sobre CARTUM. Antes de iniciar a atividade explicamos sobre o que é cartum e em seguida sobre a atividade que seria desenvolvida naquele momento. Os alunos tiveram dificuldade em fazer a atividade, pois era um texto não verbal e eles não conseguiam associar a imagem com a pergunta da atividade. A cada questão íamos explicando e pedíamos que prestassem atenção nas imagens dos quadrinhos. 


No dia 07.05.2015, das 09h30 às 11h30, iniciamos  com a continuação da atividade do dia anterior sobre CARTUM, na tentativa de fazer os alunos interpretarem as imagens vistas.  Com o decorrer da explicação eles conseguiram desenvolver a atividade.

No dia 12.05.2015  iniciamos as atividades sobre o gênero história em quadrinho. Como eles já conheciam esse tipo de texto, passamos a atividade do Chico Bento e do Zé Lelé, tendo em vista que os dois personagens são bastante conhecidos pelas crianças. Além da explicação do gênero textual em questão, trabalhamos com leitura e a interpretação de texto.


No dia 13.05.2015, das 07h30 às 10h30, foi passado a leitura e interpretação do texto: Dez ajudantes. A atividade tinha umas palavras as quais deveriam ser procuradas no dicionário.
Neste dia tivemos a presença da coordenadora do Pibid e os nossos coordenadores Prof. Jacinto Leão e Profa. Janine Félix.

No dia 14.05.2015 das 09h30min às 11h30min fomos para a sala do PIBID elaborar nosso Plano de Aula.

No dia 19.05.2015 das 07h30min às 10h30min foi trabalhado com os alunos o texto “Pégaso, o cavalo voador.” Como já foi constado que os alunos possuem dificuldade de interpretação, o objetivo da atividade é fazer com eles tomem gosto pela leitura, pois não tem hábito de leitura e por isso dificulta na realização da atividade. O texto trazia o cavalo Pégaso, então os alunos quiseram pintar primeiro para poder responder a questão.
Os alunos liam bem rápido o texto para querem responder logo as questões e então alegam não entender, pois eles sem nenhuma preocupação em saber do que se trará o texto. Pedia que retornassem ao texto e lessem com pausa e procurasse interpretar o texto para poder responder as questões. Mesmo não gostando eles liam o texto diversas vezes, quando não queria retornar podia que lhes desse a resposta, então eu falava para que lessem o texto, pois todas as respostas das questões estavam no texto.

No dia 21.05.2015 das 09h30min às 11h30min nos reunimos na sala do PIBID e a a professora Michella nos deu a ideia de trabalharmos uma vez no mês com uma atividade que envolva todos alunos, sendo diferenciada e que haja a participação de todos entre alunos e os pibidianos. Optamos em trabalhar a música “AQUARELA” do cantor Toquinho.

No dia 26.052015 das 07h30min às 10h30min demos a sequencia do trabalho da música toquinho. Os alunos gostaram bastante da aula e explicamos que tínhamos a intenção de passar a música e em seguida pedir que fizessem desenhos sobre o que eles assimilaram da letra da música. Observamos que as alunas bolivianas sentiram dificuldade da realização da atividade, pois não entenderam algumas palavras, mas com auxílio de suas professoras que entendem o espanhol elas conseguiram realizar as atividades.
Os alunos que iam terminado nós colocávamos seus desenhos no varal e assim fazer a exposição de seus desenhos.
Após terminarem as atividades distribuímos refrigerante e pipoca para todos.

No dia 27.052015 das 07h30min às 10h30min demos continuação com a música “AQUARELA” e dessa vez trouxemos a música em espanhol para as alunas bolivianas e os seus colegas para conhecerem, a professora distribuiu a letra da música para os alunos acompanharem.
Nosso objetivo foi promover a interação da linguagem boliviana e brasileira entre os alunos, que eles conheçam a cultura dos colegas de sala.
Iniciamos colocando dessa vez o vídeo  em português e depois em espanhol. Assim que terminou pedimos que refizessem os desenhos e dessa vez pedimos que cada aluno se dirigissem ao quadro e desenhassem o que ouviram na música, fizemos com todos os alunos e cada aluno deveria desenhar um desenho diferente do colega. Assim que terminamos a atividade distribuímos novamente pipoca e refrigerante.
 

No dia 28.05.2015 das 09h30min às 11h30min nos reunimos para fazer o planejamento de aula.












←  Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário